Caverna Kiogo Brado em Chapada dos Guimarães

A Caverna Kiogo Brado foi aberta recentemente para visitação, em 2013, fica bem próxima da Lagoa Azul, cerca de 800m, é possível ir a pé de uma na outra. 

A Caverna Kiogo Brado também é rica em arenito o local passou por muitas transformações de acordo com as ações das chuvas, ventos e principalmente do homem, que infelizmente sempre busca explorar a natureza sem nenhum cuidado, claro, nem todos, mas os poucos que fazem isso causam grandes danos.

Por conta disso, quando se conversa com guias locais eles afirmam que a caverna pode ser fechada a qualquer momento, apesar de agora os próprios guias de turismo sejam responsáveis pelo cuidado dos locais por onte guiam os turistas.

Voltando a Caverna, o que podemos fazer é sugerir que você não perca tempo e agende agora mesmo o seu passeio à propriedade é particular, pertence a (Fazenda Água Fria) que reúne a Caverna Kiogo Brado, Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul. 

Sob o Sol característico da região, começamos a trilha que possui um trecho de mata fechada, com possibilidade de avistar várias espécies de passaros. Após passarmos pela Lagoa Azul metros depois já conseguimos avistar a caverna que mais lembra uma passagem ou fortaleza. 

A altura segundo o guia é de 30m de altura, mas sua extensão passa dos 270m, o visual mais lembra uma passagem secreta e nos desafia a encarar. A Caverna é um verdadeiro corredor acompanhada por um curso d’água em todo o seu interior. 

Caverna Kiogo Brado

O grande atrativo do lugar fica por conta de ser totalmente diferente das demais cavernas encontradas em Chapada. Ela é imponente. Alguns até dizem que ela lembra uma catedral… Nós particularmente não concordamos com isso hehe, mas fica a sugestão para você que visitar, comente abaixo se acha que parece 😉

A iluminação interna não é a das melhores, então fique à vontade para levar uma lanterna. 

Uma curiosidade sobre a caverna é o seu nome, que tem origem indígena, Kiogo Brado significa ninho dos pássaros.

Bom, vamos ficando por aqui, mas dentre todos os passeios que fizemos na Chapada esse é sem sombra de dúvidas um dos lugares mais interessantes. Não perca a oportunidade de fazer uma visita.

Quer saber mais sobre Chapada dos Guimarães? Clique aqui e conheça nosso Guia Completo Sobre Chapada dos Guimarães.

 Algumas Dicas de Viagem:​ 
Informações: 
Sugestão de leitura:
Passeio pelo Morro de São Jerônimo.
Circuito Águas do Cerrado.
6 Pontos turísticos para conhecer de bike ou de carro em Chapada dos Guimarães.
Passeio pela Cidade de PedraCasa de PedraOnde se hospedar em Chapada dos GuimarãesO que visitar a pé em Chapada dos GuimarãesCaverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul5 lugares incríveis para conhecer em Chapada dos GuimarãesCircuito das Cachoeiras em Chapada dos GuimarãesGuia Completo sobre Chapada dos Guimarães, Cidade de Pedras Chapada dos Guimarães

Leia mais em nosso blog:

Blog de viagem
Casa de Pedra

7 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.