Casa de Pedra

Uma boa opção para você visitar enquanto estiver em Chapada dos Guimarães é a Casa de Pedra. É uma gruta de arenito, em pequenas dimensões, que foi esculpido pelo rio 7 de Setembro.  O rio faz parte de uma sequência de cachoeiras chamada de Caminho das Águas, que ainda conta com as cachoeiras do Pulo, Sonrisal e Andorinha.

Um dos grandes pontos desse cenário são os vestígios de pinturas rupestres que a Casa de Pedra possui. Hoje ela é habitada apenas por morcegos e pequenos animais, mas nada que tenhamos que nos preocupar, pelo contrário.

Os indícios apontam que povos primitivos, indígenas e posterior os bandeirantes já tenham se abrigado no local. O curioso é que no interior da gruta, ficamos com a sensação de estarmos no interior de uma “casa”.

A sensação de estar no local é ótima, nos inspira, estimula a nossa imaginação e curiosidade, sem contar o fato de estar em contato com a natureza. É um passeio que se você estiver na cidade de Chapada, vale muito a pena conhecer. Aliás se puder todos os lugares que conseguir.

Os sinais mais antigos foram se perdendo dentre outros motivos por conta do turismo exagerando. A vegetação aos poucos tem se recuperado graças a limitação dos acessos ao local.

Vale a menção as gravações feitas no local para a abertura da novela global Fera Ferida, de 1993. Contam ainda que ela abrigou os homens da Coluna Prestes durante suas expedições, que foi um movimento político-militar nacional.

Para acessar o local é necessário o acompanhamento de um guia, o caminho é pelo mesmo que você acessa o Circuito das Cacheiras ou o Morro de São Jerônimo.

 

Algumas Dicas de Viagem:​

Para garantir que não ocorra nenhum imprevisto siga algumas recomendações para o passeio:

Informações:

Leia mais em nosso blog:

Casa de Pedra
Caverna Kiogo Brado(Abre numa nova aba do navegador)

10 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.