Circuito das Cachoeiras em Chapada dos Guimarães

O Circuito das Cachoeiras em Chapada dos Guimarães é um passeio onde o turista visitará o vale do córrego Independência, um afluente do rio Coxipó que corta o parque dando origem a uma pequena caverna de arenito, várias cachoeiras e a paisagens lindas.

​Após a entrada do parque o turista deverá deixar o carro no estacionamento e segui a pé, no início da caminhada existe uma antiga estrada de serviço que não é mais utilizada para veículos e segue com trilhas leves e moderadas. É possível contemplar o Cerrado e áreas de transição para as matas que se formam às margens do rio.

​Pelo caminho é possível observar os níveis de formações geológicas, que são basicamente de arenito, com três formações principalmente de argila.

Após quase 50 minutos de caminhada chega-se a primeira cachoeira, a Cachoeira das Andorinhas que tem 18m de altura, onde pode-se tomar um banho refrescante e descansar um pouco para continuar o passeio. O nome é sugestivo, pois na época de reprodução, as andorinhas migram para à região e fazem seus ninhos atrás da cortina de água, e só vão embora quando seus filhotes aprender a voar.

Após o descanso sugerido pelo guia turístico. A próxima parada é na Cachoeira da Prainha, Logo acima a Cachoeira do Degrau, Cachoeira do Pulo e mais adiante a Cachoeira 7 de Setembro.

[sp_wpcarousel id=”352″]

Dicas de Viagem:​

O Circuito de Cachoeiras é acessado por trilhas, a maior parte em área de cerrado (sem sombra). Portanto, são úteis as seguintes recomendações:​

  • ​* Usar meias e calçados adequados para caminhadas (resistentes e confortáveis);
  • * Usar boné ou chapéu e protetor solar;
  • * É aconselhável levar água, repelente, lanche, embalagem para acondicionar seu lixo, roupa de banho, capa de chuva (principalmente de outubro a final de abril), binóculos, máquina fotográfica (baterias, filmes ou cartões de memória) e uma mochila para acondicionar os objetos acima.​
Informações:
  • Endereço: Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251 Chapada à Campo Verde)
  • Valor da Entrada: Consultar agências de turismo
  • Horário de visita: Todos os dias, entrada somente com guia ou condutor
E aí, quer conhecer o Circuito das Cachoeiras em Chapada dos Guimarães? Clique nos links abaixo e saiba como.

11 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *